domingo, 15 de abril de 2012

Prefeitura, Base Aérea e Corpo de Bombeiros mobilizam moradores contra queimadas urbanas


Os alunos e moradores do Bairro Areal receberam as equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) e militares da Base Aérea e Corpo de Bombeiros que durante toda a manhã desta quinta-feira, 12, mobilizaram a população contra as queimadas urbanas. O ‘Um Dia Sem Fogo’ faz parte das atividades desenvolvidas pela campanha “Queimadas Urbanas: Apague esta ideia”. As equipes se reuniram na Escola municipal Padre Chiquinho, na Avenida Campos Sales e distribuíram folders, colaram cartazes em casas e conversaram com moradores de todo o bairro. 
                                                     
O secretário municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, disse que o Areal foi escolhido como o primeiro bairro para esta ação, pois foi o que mais recebeu denúncias através do Disk Queimadas 0800-647-1320.  “A secretaria mobilizou os servidores que trabalham na área de fiscalização; licenciamento; proteção e educação ambiental para juntos trabalharmos nesta causa. Teremos mais cinco dias sem fogo, em diferentes bairros da cidade que serão realizados até o mês de setembro. Com isso, queremos reduzir as queimadas, principalmente nos meses mais críticos, que são de junho a agosto”, disse.
Gadelha disse ainda, que serão feitas outras ações, como palestras e entrega de materiais em escolas e visita de conscientização nos distritos. “Trabalharemos com 30 escolas urbanas e vamos a todos os distritos conversar com a população”, acrescentou.
Base Aérea
O Tenente Wanderson Gomes dos Santos disse que a Base Aérea faz parte do Comitê de Prevenção e Combate a Queimadas de Porto Velho. “A Base Aérea mobilizou 60 militares para esta operação e juntamente com diversos parceiros iremos trabalhar na conscientização da população quanto a questão das queimadas. Estas causam males, principalmente, para as crianças e idosos, os hospitais lotam com doenças respiratórias que poderiam ser evitadas. E até mesmo o espaço aéreo tem problemas com relação a visibilidade que é muito afetada, devido a quantidade de fumaça”, afirma.
Antônio de Souza Cabral, 48, é morador da Rua Princesa Isabel e recebeu uma das equipes em sua residência. “Eu já fiz queimadas, há muito tempo. Agora não faço mais. Às vezes a gente pensa: Ah, é só um lixinho. Isso não vai causar problema algum. É valiosa essa visita que nos mostra a forma correta em que devemos agir”, conta.
Corpo de Bombeiros
O Sargento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Melo, explica que uma das atividades do órgão é justamente trabalhar com a prevenção, através de atividades de conscientização. “Esta situação acontece todos os anos e o Batalhão do Corpo de Bombeiros, trabalha no intuito de diminuir a demanda. Percebemos que de dois anos pra cá tem sido mais divulgado e cobrado a não queima de lixos na área urbana. E o resultado tem sido cada vez melhor, no ano passado o índice de queimadas foi menor que nos anos anteriores, isso devido a campanhas como esta e também ao curto período de estiagem ocorrido”, esclarece. 
Pit Stop
Uma das ações do ‘Um Dia Sem Fogo’ foi o Pit Stop realizado entre as Ruas Alexandre Guimarães e Avenida Campos Sales.
O motorista, João Laborda, 72, falou que se todos se unissem em prol dessa causa, o meio ambiente e a população agradeceriam. “Todos sofremos, não só os moradores do bairro que mais faz queimadas, como também o que não realiza esta prática. Devemos nos unir contra essa cultura errada. Os idosos agradecem”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário